Salema / Ponta Grande / Coelha
Praia da Salema
A manhã estava belíssima, mesmo muito agradável. Não perdemos tempo para desfrutar de uma bela manhã de praia. Pode parecer surpreendente, mas era a primeira vez que eu e o Magno estávamos juntos e sozinhos no Algarve. A manhã serviu essencialmente para banhos de sol e água, leitura e muita conversa.

Em Salema termina a nossa aventura pelo Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mas não termina a aventura com a autocaravana. Decidimos depois continuar um pouco mais para este, mais concretamente até Lagos, onde tivemos o prazer de almoçar num agradável bar localizado na praia de São Roque.
Como referi no início, a Costa Vicentina termina na Praia do Burgau e, apesar de não termos parado quase tempo nenhum nesta belíssima vila, fica o registo para quem tenha um bocadinho de tempo para a visitar. É uma vila relativamente pequena, à beira mar, em que as casas brancas, as estreitas ruelas e o cheiro a mar marcam quem a visita.
Praia da Ponta Grande
A paragem seguinte, após o almoço, foi na praia da Ponta Grande. Para dizer a verdade, foi uma aventura encontrar esta praia que surge no mapa como sendo um verdadeiro paraíso escondido da encosta algarvia. Os acessos não são nada fáceis e não existem grandes indicações. Basicamente, é necessário chegar até ao “Hotel Baía Grande“, no cruzamento, seguir pela esquerda tentando estacionar por aí e seguir a pé, percorrendo um caminho alcatroado, sem saída e que termina num portão de propriedade privada. Depois é necessário seguir pelo lado direito da propriedade, num percurso pedonal em terra batida e… voilà tentar seguir a sonoridade do mar a bater na rocha!

A praia é solarenga apenas no pico do calor, o areal é pequeno, a água é agitada por existir uma única via de entrada/saída e o vento é praticamente inexistente pelo facto de estar entre falésias. É digna de visita mas pessoalmente aprecio praias menos “claustrofóbicas”. Desta forma e, apesar de não estarem muitas pessoas, molhámos os pés e decidimos visitar outras paragens.
Praia da Coelha
A paragem seguinte foi na praia da Coelha, bem perto de Albufeira. Esta praia é já bem mais conhecida pelos banhistas e, por isso, não ficámos surpreendidos por a termos encontrado bem mais composta de pessoas. Como a “ginástica” de circular com uma autocaravana na costa algarvia não é tarefa fácil e já cansados de procurar um local adequado para estacionar, acabámos por parar aqui e aproveitar o resto da tarde para uns mergulhos.

Ao final do dia, seguimos viagem. A ideia era fazer a viagem para norte de forma menos cansativa, pelo que decidimos pernoitar numa belíssima praia fluvial que tínhamos ouvido falar, localizada a sul do distrito de Évora. E assim foi: chegámos e a lua já ia bastante alta.