Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina em Autocaravana (Segundo Dia)

Vila Nova de Milfontes / Furnas / Almograve / Cabo Sardão / Odemira / Zambujeira do Mar / Carvalhal / Brejão (ou Amália) / Odeceixe / Vale dos Homens

Na manhã seguinte e depois do pequeno almoço elaborado na autocaravana e com uma vista formidável sobre a Praia do Malhão e o oceano, retomámos a nossa viagem. A paragem seguinte seria Vila Nova de Milfontes.

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes é considerada a “Princesa do Alentejo” e o destino de excelência do concelho de Odemira. Aproveitámos a paragem para um café e para ler as “gordas” dos jornais. A caminhada em direção ao rio e pela zona histórica foi-nos levar ao Forte de São Clemente e à Igreja da Nossa Senhora da Graça e daqui avistámos a foz do Rio Mira. Ainda nas margens deste rio e perto do centro da vila encontrámos a pequena Praia da Franquia. Ao fundo da marginal encontrámos o farol de Vila Nova de Milfontes e a respetiva Praia do Farol, excelente para um fantástico dia de praia.

Praia das Furnas

No lado aposto a Vila Nova de Milfontes e, portanto, na outra margem do Rio Mira, avistámos a Praia das Furnas. Esta é a vencedora das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” na categoria “Praias de Rios” e não é difícil de entender o porquê: o sereno e preservado estuário do Rio Mira confere-lhe uma beleza única, que convida às reuniões familiares e à pratica de atividades desportivas. Além disso, esta praia de areia fina é adornada de excelentes acessibilidades e permite optar pelos banhos mais tranquilos no rio ou optar pelas águas mais agitadas do oceano.

Praia de Almograve

A poucos quilómetros da Praia das Furnas encontrámos a pequena vila de Almograve e, não muito longe do centro da vila, a sua incrível praia. Quando digo incrível, é mesmo incrível, pois a paisagem é absolutamente fabulosa. A fauna e a flora são diversificadas e as formações rochosas compõem o panorama visual, ideal para um fantástico dia em família.

A vila de Almograve é tranquila e de ambiente familiar, tem tudo o que é necessário para desfrutar de umas férias de praia relaxantes em pleno contacto com a natureza. Nós não podíamos partir sem almoçar o saboroso choco grelhado no restaurante “O Lavrador”!

Cabo Sardão

Um pouco mais para sul, entre Almograve e a Zambujeira do Mar, encontrámos o Cabo Sardão, o ponto mais ocidental da costa Alentejana. É impossível ficar indiferente às imponentes escarpas escavadas nas falésias a pique, em direção ao mar possante e ao mesmo tempo tranquilo. Parece assustador, mas não é.

O horizonte é uma planície verdejante e nem o vento permite ocultar o som proveniente dos chocalhos das cabras ou das ovelhas que se escondem na vegetação. É este o único local da Europa que a cegonha nidifica na orla costeira e porque será? Aqui, o mundo abranda até quase parar, fazendo-nos esquecer as preocupações e as correrias do dia a dia. É inevitável: aqui a beleza da paisagem obriga a parar.

Odemira

Odemira foi a nossa seguinte paragem, a paragem técnica tanto para nós como para a “menina” que nos acompanhava. Localizada nas margens do Rio Mira, Odemira é, em área, o maior concelho do país apesar de ter apenas 26 mil habitantes. A diversificação paisagística é imensa pois contempla a planície, a serra e o mar. À chegada, é a estreita Ponte de Ferro que nos dá as boas vindas e nos comunica o quão aconchegante é esta vila.

Passeámos pelas margens do Rio Mira e, de gelado na mão, arriscámos a subida às imediações do castelo pelas estreitas ruelas da zona histórica da vila. A paisagem vista do topo é muito bonita.

Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar esperava por nós. Encontrámos uma vila movimentada e solarenga, mesmo a convidar para um mergulho. E não é que o prémio atribuído pelas “7 Maravilhas – Praias de Portugal” na categoria “Praias Urbanas” não podia ter sido melhor atribuído? É sem duvida a fusão perfeita entre a praia e o urbano, onde do alto da falésia, junto à Capela de Nossa Senhora do Mar, avistamos esta fusão de incrível beleza.

Praia do Carvalhal

A Praia do Carvalhal está localizada a sul e a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar e não se confunda com a Praia do Carvalhal da Comporta (um pouco mais a norte). Parámos nesta praia do concelho de Odemira quase por um acaso: de passagem, chamou-nos a atenção o longo areal (talvez por estar maré baixa) com o parque de estacionamento mesmo ao lado dos acessos à praia. É sem duvida uma praia belíssima para ir em família pois, além de ter bastante espaço, a ondulação não é forte e está protegida pelas formações rochosas em ambos os lados.

Praia do Brejão ou Praia da Amália

A Praia do Brejão, localizada na vila de Brejão, é também conhecida como Praia da Amália e a razão é simples: um dos maiores ícones do fado, a “nossa” Amália Rodrigues, passava por aqui grandes temporadas. Mesmo ao lado, encontra-se a residência da fadista que tem acesso e vista privilegiadas para a praia.

Não é fácil encontrá-la pois trata-se de uma praia praticamente selvagem. No início da estrada de acesso existe um grande malmequer, aí é necessário virar à direita. Poucos metros depois, vai surgir uma estrada em terra batida e os carros têm de ficar aí estacionados. De frente surge o portão de acesso à herdade da Amália e o acesso à praia fica do lado esquerdo (fotos abaixo). É necessário contornar a herdade percorrendo um estreito caminho pedonal pelo meio da floresta e paralelo a um ribeiro. São cerca de 400 metros para cada lado, equivalente a 8 minutos. De informar que o percurso não é aconselhável a qualquer um, mas também não é impossível. Também de informar que, apesar de existirem escadas seguras arriba abaixo, não há serviço de apoio, como WC ou um bar.

À medida que nos aproximamos, começamos a ouvir o som das ondas a desenrolar na areia e o cheiro a mar intensifica-se. A mistura das cores do mar e da vegetação envolvente compõem a paisagem que é soberba. Ficámos absolutamente rendidos e por ali ficámos durante algum tempo a observar.

Praia de Odeceixe

A muito custo lá abandonámos a Praia do Brejão para parar na também belíssima Praia de Odeceixe, localizada no extremo norte de Aljezur. E que praia esta também! Já bem mais urbana, a Praia de Odeceixe é suportada por restaurantes, bares, WC’s e alojamentos. Por tudo isto, é mais uma eleita para as “7 Maravilhas – Praias de Portugal” na categoria “Praias de Arribas”. É do alto das arribas que conseguimos observar a sua beleza que, apesar de um mar revolto, permite que as famílias com crianças possam desfrutar dos banhos de rio com mais tranquilidade. Sim, esta é mais uma praia com um afluente que se chama Ribeira de Seixe, que faz a fronteira entre o Alentejo e o Algarve. A vila é bastante simpática e, apesar do tempo frouxo que em pouco tempo nos obrigado a “fugir”, conseguimos perceber o quão dinâmica é. De todos os modos, o regresso está prometido!

Praia Vale dos Homens

O dia tinha sido bastante longo e, como o sol estava escondido, achámos que era o momento de parar para descansar. Assim, já na penumbra, estacionámos a autocaravana no pequeníssimo parque de estacionamento da Praia Vale dos Homens e por aqui pernoitámos, sem qualquer noção da incrível paisagem que viríamos a descobrir na manhã seguinte.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.