Banguecoque é uma cidade especial. Como já referi, quer pelo sorriso sempre presente no rosto dos tailandeses, quer pela mistura da modernidade, tradição e calmaria dos templos budistas. É um caos que funciona na desordem, mas que conquista a maioria dos turistas.

Existe, por isso, uma infinidade de coisas a fazer nesta enorme cidade. Abaixo, deixo algumas sugestões que fomos recebendo, pesquisando e outras que tivemos oportunidade de visitar:
- Pôr-do-sol e a noite num terraço de um arranha-céus (“rooftop“). Não há nada melhor do que ver as luzes da cidade a acenderem do topo de um edifício. Poderá aproveitar o bar ou o restaurante normalmente existente. Contudo, terá que ter em consideração os preços praticados. Deixo algumas sugestões de bares e restaurantes: Sirocco, Sky Bar, Breeze, Ocean 52, Mezzaluna, Cloud 47 ou o Vertigo and Moon Bar. Confira no seguinte link: O céu de Banguecoque
- Palácio Real. Foi a residência oficial da monarquia tailandesa durante 150 anos. É um monumento muito visitado em Banguecoque, por isso, conte com a confusão habitual provocada pelos turistas. Está localizado dentro de um grande complexo vedado, ao lado do Chao Phraya, o rio que passa em Banguecoque e, por isso, pode perfeitamente apanhar um barco, por exemplo, na estação de Saphan Thaksin para o palácio. No exterior, é provável encontrar pessoas a informar que o palácio está fechado. Tenha atenção, pois o objetivo é atrair os turistas para lojas e outros fins comerciais. É obrigatório vestir calças e t-shirt com manga, não caveada. Valor: 500 Bahts – Palácio Real
- Rota turística pelos principais templos de Baguecoque. Existem muitos templos em Banguecoque e em outros artigos já tive oportunidade de descrever alguns deles – A minha visita a Banguecoque. Seleciono 5 templos que considero serem mais populares e cuja arquitetura e tradições, para mim, têm mais impacto: WatPho, Wat Traimit, Wat Benchamabophit, Wat Phra Kaew, Wat Arun. Ao lado do palácio encontra-se o famoso templo WatPho, onde está um buda gigante deitado. Valor: 100 Bahts. No templo Wat Traimit encontrará o Buda de ouro maciço. Valor: 50 Bahts. O templo Wat Benchamabophit foi construído em mármore branco proveniente de Itália e, por isso, é conhecido como tal. Valor: 20 Bahts. O templo Wat Phra Kaew está inserido no Grande Palácio Real e conhecido pelo templo do Buda Esmeralda. É um templo riquíssimo em detalhes, cores e significados, contudo, não pode ser fotografado. Valor: 500 Bahts (inclui a visita ao Palácio Real). Por fim e não menos importante o templo Wat Arun localizado também nas margens do rio Chao Phraya (perto do palácio). É um templo revestido com porcelana, conchas e apresenta cores mais sóbrias em relação aos outros templos. Tem uma história belíssima, transportada para os dias de hoje. É, também por esta razão, aconselhável visitá-lo ao amanhecer ou ao entardecer, porque poderá presenciar um maravilhoso espetáculo de cores. Valor: 50 Bahts.
- Famoso mercado Mae Klong Railway Market. Existem muitos mercados em Banguecoque e todos muito semelhantes. Contudo, este é ligeiramente diferente porque está localizado em cima de uma linha de comboio ainda em funcionamento. Quando o comboio se aproxima, os comerciantes recolhem rapidamente os toldos deixando muitas vezes os produtos onde estão, permitindo que o comboio passe calmamente. Confira: Mae Klong Railway Market.
- Mercado Artbox. Ao contrário dos mercados mais tradicionais, neste mercado poderá encontrar produtos mais diversificados e alternativos. Poderá encontrar produtos como produtos vintage, artigos de decoração mais alternativos e uma gastronomia diferente. Nele encontrará um clima mais jovem, descontraído e com um ambiente bastante agradável. Mercado Artbox
- Visitar o Museu Jim Thompson. Para quem gosta de visitar museus, este é também um ponto muito popular na rota dos turistas. Trata-se de um museu de seda, cuja personagem principal é um americano que transformou esta indústria na Tailândia. Museu Jim Thompson
- Restaurante Harvest. A comida tailandesa é bastante agradável, contudo e depois de alguns dias de comidas bem temperadas, o nosso organismo começa a solicitar algum “descanso”. Este é um restaurante de comida mediterrânea, onde poderá desfrutar de comida com temperos mais leves. Veja a sugestão: Harvest Restaurant
- Fazer um massagem. Diria que “sair da Tailândia sem fazer uma massagem é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel“. São relativamente acessíveis e pode encontrar facilmente. Sugestão: Templo WatPho.
- Khao San Road. É uma zona bem turística, onde pode sentar-se numa tasca a beber água de coco e a comer um excelente Pad Thai feito num dos stands de comida de rua. Existem muitas pessoas a tentar vender coisas por isso conte em ser várias vezes interpelado.
- Sair à noite e ir até Patpong Market. Vai encontrar uma variedade de coisas e é uma excelente opção para sair à noite. Contudo, não recomendável a crianças.
Banguecoque é apenas uma amostra do que podemos visitar no resto do país. É efetivamente um país rico de cultura e tradições, não me canso de o dizer! Acredito que a Tailândia é a porta de entrada para uma Ásia igualmente rica, que me faz ter ainda mais vontade de conhecer e explorar.
